ITAMBACURICOPOLIS

O Que é Que Esse Cara Quer?

É uma pergunta que vem repetindo. Foi assim quando programei um encontro de família, foi assim quando tornei publico a minha vontade de governar Itambacuri e está sendo assim com o Itambacuricópolis. Todos, mineiramente, querem saber. O que é que esse cara quer?

Antes de começar expor as minhas visões, ou melhor, os meus “quereres”, é necessário que o indivíduo, o leitor, compreenda que:

1. A globalização é um processo em marcha, inacabado, que modifica as suas condições de autonomia, porém não o impede de refletir, pensar e agir.

2. A descentralização do poder nos possibilita sair de um mundo onde tudo que costumava ser natural (ou tradicional) agora tem de ser, em algum sentido, escolhido ou decidido.

Feita as observações, vamos ao que quero:

Quero uma Itambacuri “Globalizadora” ao invés de “Globalizada”.

Quero ser parte ativa no processo de revitalização da capacidade individual dos nossos cidadãos para então nos unir em associações, cooperativas e conselhos. Quero participar do renascimento de uma cidade onde o indivíduo, criança, jovem e adulto encontre novos meios de refletir, pensar, agir e principalmente imaginar. Uma cidade que devolva ao cidadão sua autonomia.

Quero uma Itambacuri que encurte o distanciamento entre as formas institucionais existentes, sejam jurídicas ou políticas, possibilitando os nossos cidadãos reconhecer nas leis, nas instituições, as suas próprias leis e o seu próprio poder.

Quero uma Itambacuri que reconheça que a autonomia é requisito básico para a participação política do indivíduo. Somente um indivíduo autônomo é capaz de processar e selecionar informações, ter domínio de conhecimento, tomar decisões e posicionar-se frente a um mundo de riscos, incertezas e conflitos sociais.

Quero uma Itambacuri onde a cidadania seja compreendida como soberania, onde os indivíduos possam alcançar um grau de participação, de autoconsciência.

Quero uma Itambacuri onde o indivíduo supere as práticas políticas instituídas no passado pelos grupos locais que ditavam os “desrumos” econômicos e as regras de vida nos limites territorializados dos seus currais eleitorais.

Quero Itambacurienses livres da submissão, do conformismo e da alienação, via principal para o alcance da reflexividade social, do conhecimento atualizado, da tomada de decisão e, por conseguinte, da própria participação política. Posicionar-se exige a superação da crise da razão, do rompimento dos limites impostos pela tradição.

Quero uma Itambacuri que busca soluções no âmbito da geopolítica que nos cerca, um caminho que pode conduzir os indivíduos a uma união. Para tanto, é necessário aprender a desterritorializar decisões, definir ações políticas que alterem estilos de comportamento, hábitos, padrões e especialmente mentalidade.

Quero uma Itambacuri com uma nova concepção acerca da transformação social e da prática da política. Com práticas diferenciadas, flexíveis, movimentistas.

Quero uma Itambacuri que desafie o cidadão a vencer suas dificuldades, que crie meios de conduzir o mesmo a compreender que a política deve ser uma atividade lúcida, que necessita de homens lúcidos, capazes de lutar por uma sociedade autônoma, que forme necessariamente indivíduos autônomos.

Quero uma Itambacuri Informada e informatizada, com uma sólida plataforma de comunicação, na qual possamos difundir e florescer aplicações em áreas de alto conteúdo e retorno social, como educação, saúde, meio ambiente, agricultura, indústria e comércio.

Quero ajudar a tirar Itambacuri do século 19 e abrir as portas para o século 21.

Quero uma Itambacuri que ascenda a chama interior de cada indivíduo. Quero uma Itambacuri alinhada ao evangelho cristão.

Advertisements

Single Post Navigation

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: